domenica 29 aprile 2012

Manifestações Artísticas brasileiras



Aluno:Benedito M. Fagundes
 


Manifestações Artísticas brasileiras
A arte brasileira, em qualquer tempo, é representação de diferentes sentimentos e expressões que a realidade imprimiu nos artistas (poetas, pintores, atores, escultores. Etc.) que as executaram, independente de seu tempo.
A pesquisa da história da arte, no Brasil, antes e depois do descobrimento, não não é algo fácil. Ou seja, ainda não são suficientes para esclarecer de fato a origem e as causas das representações artísticas mais antigas.
As pesquisas arquelógicas referentes a arte rupestre constata que existentem nas cavernas do território brasileiro. Só foram catalogadas e consideradas como patrimônio histórico recentemente, ou seja no século XXI, o que torna a pré-história brasileira de registro recente na história do Brasil.
Até bem recetemente a história do Brasil era conhecida somente a aprtir de 1500, quando Cabral, em nome do rei de Portugal, tomou posse das novas terras descobertas. A arte e a história dos povos primitivos que habitavam o Brasil antes do descobrimento não era considerada. Eles não tinham registros escritos, ous- seja, esses povos não possuíam uma escrita convencional ao sistema europeu. Portanto, não foram reconhecidos como uma civilização (do ponto de vista dos civilizados, europeus), eram apenas selvagens.
No entanto, compreende-se que a arte encontrada em pesquisas arquelógicas pode contar a história do Brasil antes da destruição das civilizações nativas pelos brancos que se apossaram das terras brasileiras.
Por tudo isso, compreende-se que a arte é uma das maneiras mais eficazes de se contar a história e por isso é de fundamental importância na construção de conhecimentos pela sociedade contemporânea.
A arte é parte da vida um povo, (nação, cultura, etc.) servi para a edificação de monumentos, tais como templos, casas, esculturas, etc. Sem o artista nenhuma manifestação artistica existiria no mundo. Ou seja, nenhum tipo de arte. Apesar da arte ser milenar, somente na Idade Moderna surgiram os primeiros museus e a definição de arte utilizada na atualidade, de que a arte é deleite e realizada para apreciação.


REFERÊNCIAS

BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro:LTC, 2006.
 




HISTORIA DA ARTE: DA PRE-HISTORIA AO BARROCO

5 commenti: